terça-feira, 30 de maio de 2017

Exames da gravidez

Em grupos de gravidas o que se vê em termos de duvidas é: mala de maternidade, o hospital e as ecografias.

Hoje vou falar de todos os exames realizados na minha gravidez. Aviso que não tive gravidez de risco nem complicações nenhumas ( a não ser uma queda que dei por volta dos 6 a 7 mesesfoi só um susto).
Noutros post mostro como fiz a minha mala para a maternidade e o hospital onde tive a moranguita.

Depois de saber que estava grávida, a pediatra da moranguita recomendou me a dra. Ana Chung, no Hospital da Luz.
Eu descobri a minha gravidez a 6 de junho e a 21 de junho lá fui eu á minha primeira consulta!
Querem ver o que vi nesse dia?

Marcou me analises para fazer. No final fica a imagem dos resultados.
Marcou me a ecografia do 1° trimestre para dia 12 de julho. Estas ecografias foram feitas no jardim das amoreiras e aconselhadas a serem feitas pelo dr. Pedro Condenço.
Fiquei super ansiosa, pois fazer ecografias é viver num mundo de fantasia. Onde parece que nada do que estamos a ver é real. É maravilhoso.
E sabem o que é uma loucura? Ouvir o bater do coração pela primeira vez!

No dia 12 de julho lá fui eu pronta para ver a minha bebe e levei comigo o pai e a avó madrinha.
La respondi as perguntas do medico: idade, ultima mestruação, data prevista para o parto, etc...
Quando ele mete o gel...
Trarannnn.....

Único! É a palavra que melhor descreve este momento. A minha sogra só chorava, mas de felicidade ehehe.
Nesta ecografia observa se:
Comprimento crânio-caudal;
Frequência cardíaca;
Medida da translucência da nuca (valor absoluto e percentil para a idade gestacional);
Quantificação do risco de trissomia 21 (baseado na medida de translucência da nuca e na idade materna), usando para este fim uma base de dados informatizada;
Anatomia do feto: pólo cefálico, coluna vertebral, estômago, parede abdominal e membros;
Corionicidade (definição em caso de gravidez múltipla).
Da nossa parte tudo bem. Nada de problemas e tudo no sitio 😉 .aqui ela tinha 68mm. Nesta altura tínhamos 12 +5.
Podem levar uma pen ou comprar o CD para ficarem com a gravação. Eu que me esqueci logo deste dia da pen  resolvi comprar o CD. O que valeu é que deu para todas as ecografias.

No dia 19 de julho voltei á doutora e mostramos a ecografia. Mais uma vez confirmou se que estava tudo bem.
Ao pesar me já tinha 49.6kg. Iniciei a gravidez com 44kg. Sempre fui pessoa de pesar 45kg, tenho 1.50m.
Esqueci me de referir que na primeira consulta comecei com o iodo, cálcio ( pois não bebo leite, iogurtes e o queijo só mesmo de longe a longe) e claro acido folico.

Voltei á consulta no dia 22 agosto e já estava com 51kg. Descobri que não era imune á toxoplasmose( mais um tema que depois vou falar). Marcou se a ecografia morfológica para dia 16 setembro.
Depois da ecografia ainda fiz novas analises e...o tão detestado suminho doce. Este teste da glicemia ( se não estou em erro) é um bicho de 7 cabeças. Muitas mães vão com medo pois ouvem dizer: " cuidado pois pode se sentir mal!", " vá acompanhada.". Nada disso! Eu cai nesse erro de ouvir as pessoas a dizer que o sumo sabia mal, punha mal disposta, podia vomitar... não aconteceu nada sabem porquê? Porque fui calma e não me pus a distrair com o telemóvel ou revistas! Encostei me para trás e o tempo voou e quando dei por mim la estava eu a tirar sangue de novo. Ah! E bebi aquilo de penálti ehheh quando a enfermeira olhou para mim com cara de parva eu perguntei se não podia ser assim tão depressa e ela só disse beba como preferir! Que havia mães que não conseguiam beber tão depressa.
Entretanto fui á consulta com a dra. Ana Chung no dia 11 setembro.

Dia 16 setembro fiz a ecografia morfológica. Com 22+1 a piolha já estava com 463g e descobriu se que era uma menina! Cuidado mundo!! Vem ai mais uma mulher!! Eheheh


Nesta ecografia observa se:
Contorno craniano e cérebro: estruturas inter-hemisféricas incluindo o cavum do septum pellucidum; ventrículos laterais; plexo coróideu; cerebelo e cisterna magna;
Face e pescoço: órbitas, perfil, osso nasal, lábios, maxilares e prega da nuca;
Tórax: coração (quatro cavidades, cruzamento das grandes artérias e corte dos três vasos, frequência e ritmo cardíaco), pulmões;
Abdómen: parede abdominal, fígado, estômago, intestino, rins, bexiga;
Coluna vertebral;
Membros superiores: três segmentos;
Membros inferiores: três segmentos;
Cordão umbilical: inserção e número de vasos;
Genitais externos.
Eu na primeira ecografia estava numa de não saber o sexo do bebe, mas depois começaram todos a querer saber e eu pela cara do pai vi logo que ia dar bronca. Nesta morfológica fui com o avô paterno.

Como o meu sangue é o- e o do meu marido A+ la levei eu a vacina.
Vou explicar o porquê! Quando a grávida é Rh negativo e o seu companheiro é Rh positivo pode haver um problema de compatibilidade entre o sangue da mãe e o sangue do bebé. Isto porque é muito provável que o bebé herde o tipo de sangue Rh positivo do pai.
Neste caso, quando o sangue do bebé entra na corrente sanguínea da grávida, as defesas desta vão vê-lo como um invasor e produzir anticorpos contra o sangue do bebé. Estes anticorpos atravessam a placenta e podem atacar o sangue do bebé. A moranguita por acaso herdou o meu tipo de sangue.
Levei esta vacina no posto e... mais uma vez:" ai esta vacina doí tanto!". A mim não doeu nada! E conheço muita gente que levou e nem sentiu nada. Doeu mais a hora e tal que tive que ficar á espera com a minha mega hiper barrigona que a vacina! Neste link vão encontrar toda a informação!

19 de outubro já pesava 55.3kg 😁 estava com 32+1.
25 de novembro a ultima ecografia. Sendo a ultima acreditam que foi super pequena? Sai do consultório toda triste. Queria mais!
Nesta ecografia de crescimento vê se:
Apresentação fetal;
Perímetro cefálico;
Perímetro abdominal;
Comprimento do fémur;
Estimativa ponderal;
Parâmetros biofísicos de avaliação do bem-estar fetal.


A 13 de dezembro fui á ultima consulta do ano. 
A 3 de janeiro fiz o meu primeiro ctg e honestamente acho que só tive duas contrações. Ao meu lado estava uma senhora a fazer o seu primeiro ctg e tinha menos 2 semanas que eu. E sempre que o bebe se mexe tínhamos que carregar num botão. Ela parecia que estava a jogar consola! Só se ouvia pim pim pim pim.... e eu pim....passado 5 min pim... e era assim. A moranguita só se mexia no ctg de longe a longe. Quando a enfermeira disse que ela já tinha imensas contrações, eu fiquei me a roer toda ( desculpe lá á senhora que se lembra em janeiro ter um ctg comigo ehehhe mas sou honesta!). 
Bem nesta consulta já pesava 66.1kg. Dia 8 de janeiro la se foram as aguas ás 7 da manha. Só ao 12h é que fui para o hospital. Se soubesse tinha ido comer o meu naco na pedra que estava com tantos desejos! Mal eu imaginava que já lá ficava.

Desculpem o enorme testamento. Quanto á minha opinião em relação aos exames, vão calmas e tudo corre bem. O que não doeu a mim, pode doer a voces pois existe pessoas mais sensiveis que outras logo a dor é diferente.
Qualquer duvida digam que tento ajudar no que souber 😉

Beijinhod Ana e Moranguita.



Sem comentários:

Enviar um comentário