quinta-feira, 25 de maio de 2017

Adaptação da Moranguito

Hoje venho falar do berçário.
Muitas mães e pais ficam muito aflitos na hora de deixar o seu rebento no berçário ou ama.
Eu só de imaginar até fico com dores de cabeça quando chegar a hora de voltar a trabalhar. A minha Moranguita está muito agarrada a mim. Bem posso dizer, com algum orgulho, que ela não vai para o colo das outras pessoas por muito tempo, muito menos se eu estiver presente!

O que é que decidi fazer? Ir aos poucos e poucos levar ela ao berçário para ter contacto com outros meninos, neste caso os futuros compinchas de traquinices! Esta ideia surgiu me por sugestão da minha mãe que  trabalha a dias numa patroa que ficou em casa com a filhota até aos 6 ou 7 meses se não estou em erro. Sabem o que aconteceu? No dia em que ela começou a trabalhar foi deixar a menina ao berçário ( o dia todo) e quando lá chegou a menina estava rouca de tanto chorar pela mãe. O motivo disto tudo foi que a menina estava muito habituada a estar com a mãe todos os dias e quando se viu sem ela foi um choque. O que também me revoltou a mim e á senhora foi que podiam muito bem ter ligado á mãe avisar lhe que a menina estava a sentir se desamparada sem a mãe se havia alguma forma de a acalmar ou assim. Isto no meu ponto de vista seria o mais correto.

Resumindo pois já me alarguei muito. Eu fui inscrever a Moranguita no berçário onde já somos conhecidos ( o meu enteado andou lá) e nem houve entrave nenhum. A propria  educadora sugeriu que ela fosse uns 15 dias antes de eu voltar ao trabalhar para se ir habituando.

Como estamos a gerir isto? Fácil! Eu depois da licença deram me ferias do ano passado e as de Verão. Só vou trabalhar dia 15 de junho! Comecei a deixar a menina no dia 16 de Maio ( eu queria ter começado mais cedo mas meteu se o feirado onde aproveitei para ir ao norte apresentar a pequena, meteu se as vacina dos 4 meses...). Muito cedo? Não acho! Ela no dia 16 teve aula de musica e digo vos portou se lindamente. O único problema foi os bebes chorarem! Sim ela é muito assustadiça e solidaria com os bebes que choram! Só la no fim é que choramingou um pouquito. Nessa primeira semana foi só 30 min. E na segunda feira seguinte também visto ter estado 2 dias sem ir ( fim de semana). Perdi o 1° dia dela pois estava de repouso devido á minha operação.

Os outros dias? Ou chegou la a dormir e nem se apercebeu que estava num mundo estanho, ou simplesmente ate portou se melhor do que estavamos á espera! Esta semana já fica uma horita e para a outra já vai o dia todo...

No fundo a adaptação  acaba por ser para nós papas que não conseguimos separar nos do nosso bem mais precioso!



Como fizeram com os vossos bebes? Como reagiram eles ao novo mundo?

Beijinhos Ana e Moranguita 😚

Sem comentários:

Enviar um comentário