domingo, 11 de junho de 2017

Todos para o banho!

É hora do banho!!
Vou explicar as técnicas que me ensinaram para dar banho a um bebe. Depois vou dizer como dou (já mudei de "técnica").

Como nos explicaram na maternidade:
O 1° banho dá se na maternidade. Com a ajuda de um enfermeiro, vão vos dar o passo a passo desta tarefa. Pode ser um momento muito especial, um momento de intimidade entre pais e filhos.

1° Antes de começar a despir o bebe, ponham tudo o que vão precisar á mão. Toalha, roupa (já toda desapertada e pronta a vestir), fralda aberta, cremes, cotonetes, compressas... Escolham também um local adequado (onde não aja correntes de ar, tenham espaço para se movimentarem e onde caiba a troca de roupa e tudo o mais.).

2° Preparar a água! A temperatura da agua deve de ser á volta dos 36º e não deve ocupar mais de dois terços de volume. Para saber a temperatura da agua colocar o cotovelo ou a Na maternidade usamos compressas em vez de esponja, por isso colocar 2 ou 3 compressas de lado e despejar um bocadinho de gel na banheira.

3º Depois de tudo isto pronto, começamos por despir o bebe. A melhor forma de conseguirem pegar no vosso bebe é passando o vosso braço esquerdo pelas costas do bebe e prendendo em baixo do braço esquerdo, de modo que a cabeça fique apoiada no vosso antebraço.


4º Na maternidade disseram que tanto podia começar por lavar a cabeça ou o corpo desde que os genitais fiquem para o fim. Por isso peguem numa compressa e lavem o bebe de forma a não se esquecerem das dobrinhas todas! uma das compressas fica para os genitais. Para lavar as costinhas, virem-no de bruços. Usem a mão direita para girar o bebe de modo que o vosso braço esquerdo passe a apoiar o peito e o rosto dele. Nessa posição, a mão esquerda vai ficar presa em baixo do braço direito dele.


Cuidado para o bebe não beber agua da banheira!

5º Depois de terem lavado bem o bebe, poderem retirá-lo da água. Embrulhem-no de imediato numa toalha e comecem a secá-lo. Não se deve esfregar, mas sim dar leves toques. Sequem muito bem as dobrinhas para não assar o bebe. Limpar o coto umbilical com um cotonete e alcool 70°. Ponham um creme adequado á sua pele (podem fazer uma massagem para relaxar o bebe) e vistam-no.

6º Com um cotonete limpar os ouvidos (só do lado de fora, nunca metendo o cotonete dentro do canal). Uma compressa com soro fisiológico limpar os olhos. A nós, disseram que era indiferente se limpamos de dentro para fora, ou de fora para dentro...não se esqueçam de pentear ( claro se quiserem!)

Julgo que não me esqueci de nada!

Agora como dou banho:
Ao inicio, nós montávamos a banheira no quarto. O pai é que dava sempre banho pois eu não tinha experiência nenhuma e tinha tanto medo de que ela me escapasse das mãos. Com o tempo ganhei coragem e fui dando sozinha.

A moranguita chorava sempre que ficava de barriga para cima. Houve um dia que não me apeteceu abrir a banheira, então pus água num alguidar grande e ela adorou lá estar.

É mais ou menos como a Banheira Shantala (não sei se é assim que se chamam), mas mais larga.


Recentemente, tenho tomado banho com ela! Ela adora o chuveiro! Sim ela só tem 5 meses e depois? Eu como fui operada não podia pegar em pesos e como nunca gostei de deixar nada para os outros, resolvi tentar assim. Correu sempre muito bem tomo banho e ela fica na espreguiçadeira. Depois pego nela ao colo e com o chuveiro preso vou molhando ela e ensaboando. Coisa rápida. Trato dela, dou maminha e enquanto ela entra no seu lado molenga, eu visto me.

Agora quando dou banho no alguidar ou na banheira dela eu deixo as coisas assim preparadas e vou aquecer a agua.


Verifico a temperatura da água. Uso um termómetro que comprei no site Bebitus.

Coloco o alguidar no chão( passado um tempo doí me o rabiosque...mas se montar a banheira dói me os braços pois é muito alto). 
Costumo usar o gel da mustela. Antes usava da uriage.

A esponja que uso comprei no continente. 

Dispo a piolha e em vez de ela ficar deitada como nas banheiras, fica sentada. Lavo o corpinho todo com a esponja e gel. No fim lavo o cabelo. Pego na toalha embrulho ela muito bem. 


Seco como vos expliquei em cima e meto logo a fralda, pois ela se tiver mais de 5 segundos sem fralda faz logo uma mijadela! Coloco o creme ( é raro fazer massagem, pois mal sai do banho a pequena parece que fica com fome) e visto-a.
Limpo os ouvidos e os olhinhos. Penteio ás vezes (pois outras não há tempo, devido á fomeca da cachopa).  
E esta despachada.
Os meus banhos costumam durar uns 6 ou 7 minutos. Há pediatras que recomendam uns 10min no máximo, para o bebe relaxar.

Como vocês fazem? 
Que banheiras usam?

Beijocas Ana e Moranguita ja de banho tomado 😂


Sem comentários:

Enviar um comentário