segunda-feira, 5 de junho de 2017

Pos parto

Depois de uma pausa, hoje falo do pós parto!

O que é o pós parto?
O pós parto ou puerpério é o período entre 6 a 8 semanas após o parto. É nesta altura que o nosso corpo sofre varias mudanças físicas e psíquicas para voltar ao que era antes de sermos mães.

Andei a ver os cuidados que se deve de ter. Eu posso dizer que me descuidei imenso, tanto na gravidez como no pós parto.


10 cuidados a ter no puerpério ou pós parto:

Quando chega o dia de termos o nosso pequeno nos braços, vai haver uma equipa de enfermeiros que vai ( tentar...) fazer de tudo para vos orientar e tirar duvidas em tudo. Banho do bebe, cólicas, como amamentar... ninguém nasce ensinado logo aproveitem e esclareçam tudo! E nunca desistam! Sem que é uma altura em que vamos estar exaustas, sem cabeça, mas lembrem se o vosso bebe é o vosso bem mais precioso!


1. Higiene do bebe.

O primeiro banho do bebe da se no hospital. Comigo, o enfermeiro deu o primeiro banho á moranguita, os outros dois ( como foi cesariana 3 dias internada) já fomos nos supervisionados pelo enfermeiro. Os enfermeiros para alem do banho vão vos explicar o cuidado e a limpeza do coto umbilical, como é a muda de fralda ( pais de meninas não é o mesmo que menino cuidado com isso) e a hidratação da pele do bebe. Eu não sei se é assim em todos as maternidades por isso não se calem! Tem duvidas tirem logo pois em casa vai surgir imensas!

2. A subida do leitinho!

É normal notarem o peito mais inchado. É a subida do leite. O primeiro "leite" a sair não se assustem, ele é muito diferente do que estão á espera. Não se metam logo a pensar em leites fracos e isso. Esse tal "leite" chama se colostro. O colostro é o primeiro alimento do vosso bebe.

Por volta do terceiro dia, inicia-se a produção de leite cuja quantidade aumenta com a estimulação produzida pelo bebé quando mama.

3. Amamentação.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação em exclusivo até aos 6 meses, altura em que se inicia a introdução de outros alimentos na dieta do bebé. Ás pais e pediatras que devido a inúmeros fatores acabam por introduzir mais cedo.


Não se esqueçam que a amamentação tem inúmeras vantagens para a mãe e para o bebe. Existe mesmo hospitais considerados amigos dos bebes quando na sua prática junto das novas mães, promovem as Dez Medidas para um Aleitamento Materno com Sucesso. Aqui vos deixo um artigo sobre os hospitais e o que é necessário para ser um hospital amigo dos bebes!

Amamentar com sucesso requer aprendizagem e treino mas, sobretudo, a capacidade de simplificar e não desistir à primeira adversidade.

Durante o internamento os enfermeiros irão ajudar vos na pega, sucção e na prevenção de incómodos nos mamilos e seios.


4. Perda de sangue vaginal (lóquios).

Os lóquios são um corrimento vaginal, semelhante a uma menstruação, constituídos por secreções uterinas e vaginais, sangue e revestimento do útero. A sua duração varia, sendo a média de 21 dias mas que se pode prolongar pelos primeiros 2 a 3 meses após o parto.

As características dos lóquios vai variando ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.


Eu sei que tive perda de sangue pouco tempo, talvez só um mês.

5. Cuidados com a higiene intima.

A higiene íntima no pós-parto é muito importante.

As perdas de sangue e a sensibilização de toda a área genital exigem mais atenção para aumentar o conforto e diminuir os incómodos.
6. Cuidados com o períneo.
(Hoje já estou aprender várias palavras novas eheheh)

Se realizaram uma incisão na região perineal (região muscular entre a vagina e ânus) para ajudar no parto (episiotomia), é normal que sintam dor e desconforto na zona do corte.

Lavem se com água tépida ou com um produto antissético, mantenha a zona seca, mude o penso sempre que for à casa de banho, evite sentar-se sobre a ferida e aplique compressas frias durante alguns minutos e várias vezes ao dia.

7. Cuidados com a ferida abdominal.

No caso de cesariana irão precisar de tempo para recuperar do corte abdominal. A sutura da pele normalmente cicatriza ao fim de uma semana (a remoção de pontos/agrafos da sutura é agendada no momento da alta hospitalar) e a incisão uterina mais ou menos 6 semanas.

Não façam como eu que passado uma semana já andava de joelhos a esfregar o chão!

Para favorecer a cicatrização e aliviar o desconforto: cuidem da higiene íntima e do penso que reveste a ferida; evitem esforços; descansem muito; ingeriram 1,5 litros de água por dia; usem uma cinta abdominal ( a medica a mim disse que a cinta já não se usa. Vou vos deixar aqui a mensagem que ela me mandou quando eu lhe perguntei:"Não Ana, atualmente não se recomenda utilização de cinta pois aumenta o risco de incontinência urinária e de fazer descair o útero e a bexiga. Para além disso não lhe ajuda em nada a diminuir a barriga pois não exercita os músculos do abdómen.")

8. Incontinência urinaria e funcionamento do intestino.

Durante este período podem perder algum controlo sobre a bexiga e sentirem uma vontade súbita e incontrolável de urinar. A perda involuntária de urina é uma situação transitória e tudo voltará ao normal cerca de 3 meses após o parto. Os exercícios de kegel dizem que ajuda. Eu já vou a caminho dos 5 meses e tenho alturas que não consigo controlar.

Cerca de 2 semanas após o parto, o intestino começa a funcionar regularmente. Se continuarem com dificuldades não hesitem em pedir ajuda ao vosso medico.


É normal estarem inchadas( pelo menos na cesariana, no parto normal como não tive não sei se é igual, por causa do ar que entra). A mim recomendaram andar para libertar mais facilmente.

9. Preparação para a alta hospitalar.

Por norma, num parto vaginal ou normal, o internamento é de 48 horas e em caso de cesariana, de 72 horas.

Antes da alta hospitalar, tentem esclarecer todas as dúvidas sobre os cuidados do bebé e ate mesmo com vocês, para que recuperem mais rapidamente do parto. Os enfermeiros irão falar vos sobre o programa nacional de vacinação e sobre as consultas pediátricas.


O rastreio auditivo é realizado ainda no internamento e o teste do pezinho deve ser realizado até ao sexto dia de vida no Centro de Saúde ou como aconteceu comigo foi antes de termos alta no hospital. Já a vacina da hepatite B é dada nas primeiras 12h após o nascimento.


A consulta de revisão ou do puerpério deverá ficar marcada. No dia da alta deram nos o contacto da equipa de enfermagem caso surgisse alguma duvida.

10. Consulta de revisão ou de puerperio.

Se tiveram um parto normal a consulta de revisão deve de ser entre a 4-6 semanas pós parto. Se tiver sido cesariana a consulta deverá ser entre os 8-10 dias após a alta hospitalar.


Conselhos duma mãe:
Bebam muita água.
Papás tentem ajudar muito a mamã.
Tenham uma alimentação saudável.
Aproveitem para descansar sempre que o bebe dorme.
Não sejam como eu e não tentem fazer tudo sozinhas... aceitem ajuda.


Para as visitas:
Respeitem se os pais não quiserem visitas nos primeiros dias. Eles estão a descobrir um mundo novo! Se vão para opinar sobre a forma como a mãe ou o pai está cuidar do bebe, levem antes fraldas, comida já preparada e/ou ofereçam se para tratar das coisas em casa!


Para quem ainda tem o príncipe ou a princesa na barriga, hora bem pequenina e não vão nervosas!

Agora para todos muitas felicidades e espera vos um mundo encantado cheio de reviravoltas! Estou a torcer por vocês 😚


Beijinhos Ana e moranguita!



Sem comentários:

Enviar um comentário